segunda-feira, 29 de abril de 2013

quinta-feira, 18 de abril de 2013

HISTÓRIA!



HISTÓRIA!
Não há textos, só fotos.
Não fechem, ou sequer pisquem os olhos nem 2 segundos, porque se perdem 2000 anos num só momento!!
É realmente extraordinário esse resumo fotográfico para mostrar a história do mundo!!

sábado, 13 de abril de 2013

Ensino no Brasil freia adaptação ao mundo digital

Informe do Fórum Econômico Mundial aponta que o país subiu apenas da 65.ª para a 60.ª posição entre as nações mais preparadas para aproveitar as novas tecnologias


Educação

Entre os 144 países avaliados, o Brasil aparece no 116.º lugar em educação, atrás, por exemplo, de Chade, Suazilândia e Azerbaijão
Genebra - Com um dos piores ensinos de matemática e ciências do mundo, o Brasil reduz sua capacidade de adaptação ao mundo digital. Um informe apresentado ontem pelo Fórum Econômico Mundial aponta que o País subiu apenas da 65.ª para a 60.ª posição entre as nações mais preparadas para aproveitar as novas tecnologias em seu crescimento.

Veja a reportangem na íntegra...

quinta-feira, 11 de abril de 2013

CIEE disponibiliza grátis coleção de livros digitais


Coleção CIEE é composta por livretos que reproduzem os desdobramentos dos encontros promovidos pelo CIEE para debater temas relativos à sociedade brasileira.

Coleção CIEE conta com participação de especialistas, gestores de empresas, instituições de ensino e autoridades governamentais.
Disponibilizamos gratuitamente algumas edições dos livretos em sua versão digital.
Aproveite!
Por: Alexandre Pereira
Equipe Canal do Ensino

Confira algumas ferramentas de apoio para educadores


Organizar e otimizar o tempo é um desafio para muitas pessoas e, por isso, cada vez mais recursos online surgem com o objetivo de resolver esse problema. Se você é professor e se interessa nas tecnologias disponíveis para usar em sala de aula, alguns recursos foram selecionados para melhorar o seu rendimento como educador.
Entre os recursos estão redes sociais que ajudam na comunicação com alunos; plataformas que permitem criar, compartilhar e até mesmo vender materiais de ensino; outras que auxiliam a produzir e gerenciar calendários de aulas. Se você quer deixar a sua aula mais dinâmica e interativa, confira a seguir 5 ferramentas úteis para professores.
1. Edmodo
Essa rede social ajuda os professores a compartilhar material multimídia, organizar fóruns, administrar projetos educacionais, estabelecer calendário de atividades, dar notas e prêmios aos estudantes e acompanhar sua frequência e participação nas atividades.

O aplicativo pode ser utilizado pelo professor para gerenciar e organizar os temas de cada aula. A partir do próprio celular, ele pode criar notas, salvar pesquisas, gravar áudios e organizar os materiais de aula. Além disso, ao adicionar qualquer recurso a sua conta, a agenda é automaticamente sincronizada e disponibilizada em todos os computadores, telefones e tablets que o professor usar.


Esse blog auxilia professores de história a preparem suas aulas a partir de resumos das matérias, videoaulas, jogos, visitas virtuais a museus e outros ambientes, além de disponibilizar exercícios específicos para pré-vestibulandos.
4. Redu
A plataforma contém materiais de ensino e aprendizagem que estão em domínio público e que podem ser utilizados em qualquer disciplina. No site, o docente encontra conteúdos educacionais de ensino fundamental, médio e superior. O professor também pode criar ambientes virtuais de aprendizagem gratuitos.

5. Rived
Rived (Rede Internacional Virtual de Educação) é uma plataforma desenvolvida pela Seed (Secretaria de Educação à Distância), do MEC (Ministério da Educação), que reúne conteúdos de nove disciplinas diferentes como física, química ou biologia, desde o nível fundamental ao superior. O professor pode pesquisar os materiais por nível de escolaridade e disciplina ou até mesmo por palavra-chave. Além disso, os recursos estão disponíveis para download.
Aproveite!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O OUTDOOR QUE DÁ ÁGUA

Engenheiros, designers e publicitários começam a trabalhar  numa tecnologia relativamente simples para o problema da seca e da sede: a retirada de água da atmosfera

Larissa Veloso
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FONTE
Peruanos ganharam o primeiro outdoor que condensa
a água do ar e a distribui para a população
Em uma estrada poeirenta que liga Lima, capital do Peru, às praias no sudoeste da cidade, o cenário é desértico. Apesar do índice de umidade do ar perto dos 98%, raramente chove no local. Na lateral da rodovia aparece um totem publicitário que passaria despercebido, não fosse o fato de haver uma fila de pessoas com baldes e galões perto de sua base. São moradores da região, que esperam pacientemente a sua vez para poder abrir uma torneira na base do anúncio e recolher grandes quantidades de água. Não há nenhuma tubulação no solo abaixo do painel. Toda a água que abastece os baldes não vem de uma rede abaixo do solo, mas do ar ao redor da estrutura.
A solução para a sede local começou a nascer quando a Universidade de Tecnologia e Engenharia do Peru resolveu promover um curso e construiu o primeiro outdoor do mundo que produz água. “Trabalhamos com dois engenheiros que adaptaram máquinas para extrair a umidade do ar. Não foi muito fácil, porque tivemos de proteger todo o sistema do sol e manter a água fresca e pura”, explica Juan Ignacio Donalisio, diretor criativo da Mayo, a agência publicitária responsável pelo totem. Em três meses, o dispositivo gerou quase dez mil litros de água potável.
Mais que uma sacada de marketing, a ideia de extrair água da umidade do ar pode ser decisiva para grande parte da população mundial, que sofre com a escassez do recurso ou com sua contaminação. De acordo com a entidade não governamental Water.org, apenas na América Latina e no Caribe, 32 milhões de pessoas têm dificuldades para ter o que beber. No mundo todo, esse número chega a 780 milhões. “Resolver a crise da água e do saneamento básico é o investimento mais importante para acabar com a pobreza, melhorar a educação infantil e a saúde pública. A falta de acesso à água limpa é debilitante, principalmente para crianças e mulheres, que são aqueles que têm de caminhar quilômetros para encontrar um poço”, explica a gerente da Water.org, Rosemary Gudelj.
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Além do outdoor de Lima, já existem projetos e protótipos de outros tipos de ferramentas para extrair a água do ar. O processo é simples e conhecido por qualquer um que tenha participado de um laboratório de química no colégio. Envolve, na maioria dos casos, uma serpentina através da qual o ar passa em um ambiente resfriado, no qual se condensa. O problema é que o processo envolve gasto de energia, outro recurso que começa a ser alvo de preocupação dos especialistas.
Na Austrália, o inventor Edward Linnacre já trabalha para contornar essa questão. Ele criou o Airdrop, um irrigador que usa ao máximo os recursos naturais para garantir irrigação de lavouras durante dias secos. Usando a energia solar, o dispositivo suga o ar, que circula através de uma série de tubos enterrados dois metros abaixo do solo, onde a temperatura é de cerca de 6ºC. O contato com o frio faz com que o ar se condense e a água seja bombeada através de uma mangueira, até a raiz das plantas. Essa tecnologia e outras mostradas no quadro ao lado indicam que a criação de máquinas que transformam ar em água está a pleno vapor. 

  Ouça aqui "Jingle bell rock" -   Joseph Beal e James Booth  (versão em português: Fred Jorge)   Jingle bell, jingle bell, j...