sexta-feira, 24 de maio de 2013

Só 2% dos professores usam tecnologia

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,so-2-dos-professores-usam-tecnologia,1035211,0.htm

24 de maio de 2013 | 9h 40
DAVI LIRA - Agência Estado
Mesmo tendo acesso a computadores com conexão à internet no trabalho e em casa, apenas 2% dos professores brasileiros da rede pública urbana usam a tecnologia como suporte em sala de aula. E os que usam se limitam - na maior parte do tempo - a ensinar a alunos como utilizar o computador, em vez de desenvolver práticas pedagógicas.
As constatações fazem parte da pesquisa TIC Educação 2012, divulgada, na quinta-feira, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) - entidade oficial que coordena serviços da web no País. Para chegar a esses indicadores, foram entrevistados pessoalmente 1.236 professores de mais de 570 escolas públicas de todas as regiões do Brasil, escolhidas aleatoriamente.
O estudo mostra que 92% dos docentes da rede pública já têm conexão à internet em casa. Praticamente todos os professores (99%) são considerados usuários em rede, ou seja, usaram a internet pelo menos uma vez nos últimos três meses. Na escola, a realidade de acesso é semelhante. Quase todas as unidades têm ao menos um computador. Nas escolas que dispõem do equipamento, 89% possuem acesso à internet.
"O primeiro passo está sendo dado: existe o acesso. Falta agora usar a tecnologia de forma qualitativa, para melhorar a educação", afirma Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (Cetic.br), unidade vinculada ao CGI.br que realizou a pesquisa.
Raro
A professora Diana Mendes, de 36 anos, que trabalha há 12 na rede municipal de São Paulo, diz que nem sempre é possível usar a tecnologia na rotina das aulas. "As salas de informática podem até ser superbem equipadas e bacanas, mas as turmas só têm acesso a elas uma hora por semana", conta Diana.
O uso esporádico também é relatado pela aluna da rede estadual paulista Valéria Lage, de 17 anos, do 3.º ano do ensino médio da Escola Maria Juvenal Homem de Melo, no Grajaú, zona sul. "Os professores usam de vez em quando - de uma a duas vezes por semestre - o netbook e o projetor. Com o projetor, é mais fácil entender a aula."
Políticas. Para Priscila Gonsales, diretora do Instituto Educadigital, faltam políticas públicas específicas para um melhor uso da tecnologia nas escolas. "Não adianta só comprar equipamentos."
Em São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação espera melhorar a qualidade da conexão - um dos problemas identificados no estudo. "Efetuamos a troca de maquinários obsoletos e esperamos até o fim do ano aumentar a velocidade de internet das escolas", afirma Jane Reolo, coordenadora de Informática Educativa da cidade.
Procurada, a Secretaria Estadual de Educação informou que a rede paulista dispõe de computadores e acesso à internet e seus docentes recebem orientação contínua para o uso pedagógico de tecnologia. Já o Ministério da Educação afirmou que, com o programa Banda Larga nas Escolas, de 2008, 60 mil escolas públicas vêm se beneficiando da "ampliação periódica de conexão em alta velocidade". O MEC cita iniciativas como o Portal do Professor, que oferece "recursos educacionais com grande potencial". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

domingo, 19 de maio de 2013

GUIAS DA EDUCAÇÃO

ATENÇÃO: para fazer os downloads abaixo utilize preferencialmente os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Safari. Algumas versões do Internet Explorer estão danificando os arquivos zip e PDF dos cartazes e dos guias.

Atenção
Para visualizar os arquivos, recomendamos que você tenha a versão mais atualizada do software Adobe Acrobat Reader. Para baixa-lo, basta clicar aqui. aqui.
 

GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMILIA
LIÇÃO DE CASA É PARTICIPAÇÃO
Faça a sua parte! Acompanhe a lição de casa do seu filho
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GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMILIA
TURMA DA MÔNICA - EDUCAÇÃO COMEÇA EM CASA
Educar para Crescer desenvolveu uma cartilha em parceria com o Estúdios Mauricio de Sousa para falar sobre a importância da Educação
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GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMILIA
GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMÍLIA - EDUCAÇÃO FÍSICA
26 motivos para fazer atividades físicas e esportes na escola
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Cartilha Empresarios
CARTAZ - EDUCAÇÃO COMEÇA EM CASA
10 dicas essenciais para você acompanhar o dia a dia escolar do seu filho
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GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMILIA
GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMÍLIA
Guia Fundamental 2 - 11 dicas simples para ajudar seu filho na entrada para o 6º ano
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GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMILIA
GUIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
67 dicas para você contribuir com o desenvolvimento do seu filho
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GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMILIA
NOVO GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMÍLIA
Você se envolve na Educação do seu filho? Siga nossas dicas e descubra se você ajuda seu filho a se dar bem na escola
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GUIA DA ALFABETIZAÇÃO
GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMÍLIA - ALFABETIZAÇÃO
Dicas para ajudar seu filho a ler e a escrever e informações para você entender melhor esta importante fase
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GUIA DA EDUCAÇÃO PARA JOVENS
GUIA DA EDUCAÇÃO PARA JOVENS
Com linguagem voltada para os estudantes do Ensino Médio, esta cartilha mostra os principais problemas que o afastam da escola
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GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMILIA PARA ESCOLAS PÚBLICAS
GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMILIA PARA ESCOLAS PÚBLICAS
Dicas de como participar da vida escolar dos filhos, testes para avaliar o grau desse envolvimento, ideias de como melhorar o colégio das crianças e muito mais
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Cartilha Escola Particular
GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMILIA PARA ESCOLAS PARTICULARES
Dicas de como se envolver na educação formal dos filhos, testes para avaliar o grau desse envolvimento, ideias de como melhorar o colégio das crianças e muito mais
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Cartilha Empresarios
GUIA DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS
Ideias e orientações para você e sua empresa investirem na melhoria do ensino de sua cidade
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Cartilha Voto Consciente
GUIA DO VOTO CONSCIENTE
O que você precisa saber sobre a Educação do Brasil antes de escolher seus candidatos a presidente, governador, senador e deputados federal e estadual
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Questionário
APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO
Uma boa maneira de saber se seu funcionário se envolve na vida escolar das crianças é aplicar o questionário "voê participa da Educação dos seus filhos?". Imprima-o, aplique-o e avalie o resultado e veja como ajudar a familia do seu funcionário
Para baixar versão PDF Para fazer o teste on line 

 
Multiplicador
SEJA UM MULTIPLICADOR
Um passo a passo para você multiplicar os Guias de Educação em sua escola ou cidade. Passe adiante essa ideia
Para baixar versão Power Point Para baixar versão PDF

CARTAS SOBRE A ÁGUA


A 1ª série do ensino médio, sob a orientação de Fabrício Miguez, professor de língua portuguesa, desenvolveu uma produção de texto, cujo tema era água.

A princípio, houve uma seleção das vinte melhores produções e posteriormente foram escolhidas três dessas, ou seja, as mais bem elaboradas.

Os autores desses textos foram premiados no dia 23 de março, ocasião em que o Colégio Padre Eustáquio comemorou o ano internacional da água.

Descobrindo a rede SEA-UNESCO mediante Poemas do Mundo


60 º aniversário da Rede do Sistema de Escolas Associadas da UNESCO
Descobrindo a rede SEA-UNESCO mediante Poemas do Mundo
A rede SEA-UNESCO  foi criada em 1953 e agora conta com mais de 9.000 escolas em 180 países. As escolas da Rede SEA-UNESCO na Espanha, em colaboração com a Rede SEA-UNESCO de Portugal, fazem a seguinte proposta para celebrar em 2013 o seu 60 º aniversário:
Apresentar uma coleção de poemas de todo o mundo e em qualquer língua para apreciar e destacar os valores comuns das escolas da rede SEA-UNESCO, intitulado
Descobrindo a rede SEA-UNESCO mediante Poemas do Mundo

A atividade vai apresentar uma coleção de poemas para apreciar e promover os valores comuns presentes nos projetos de rede SEA-UNESCO.


NÃO ESQUEÇA DE ENTREGAR O SEU POEMA ATÉ DIA 24 DE MAIO.

CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE) - 2013



Inscrições


- Para fazer sua inscrição, leia todas as indicações e depois localize neste campo o item “FAZER A INSCRIÇÃO” e preencha todos os itens indicados no formulário.
- Preencha CORRETAMENTE seu e-mail no formulário de inscrição. Este será o meio de comunicação da comissão com os participantes.
- O valor da inscrição será de acordo com a data de pagamento e de sua situação de professor ou aluno.
- Os inscritos na categoria de estudante e de professor da Escola Básica deverão comprovar sua condição, inserindo no momento do envio do trabalho o comprovante referente a sua situação acadêmica (Cópia da carteirinha de estudante ou Declaração de Matrícula) ou situação funcional (prof. Escola Básica) digitalizado (Formato PDF).
- A Secretaria do evento enviará e-mail para cada proponente acusando a inscrição, com uma senha para acessar ao Sistema de envio de trabalhos http://educere.pucpr.br ou http://educere.pucpr.br/envio-de-trabalhos/ ou http://educere.bruc.com.br/. Assim, você finaliza sua inscrição, completa os dados e envia os trabalhos, atendendo as normas do evento, além de receber informações..
- A inscrição só será confirmada após o pagamento do boleto.

sábado, 18 de maio de 2013

ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA EDUCADORES



TEMA
A Condição Docente na Contemporaneidade: Limites e Possibilidades”. 


DATA
10 de agosto de 2013


LOCAL
Auditório do Colégio Santa Maria – Unidade do Floresta.
Rua: Jacuí, nº 237, Floresta – Belo Horizonte - MG.


CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

R$ 25,00 para inscrições feitas até 20/06/2013
R$ 35,00 para inscrições feitas após esta data

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Saiba quais são 7 das pessoas mais inteligentes do planeta nos dias de hoje



Se você se acha inteligente, é melhor refletir um pouco depois de ler esta lista. A inteligência é algo que pode ser aprimorado no decorrer da vida de qualquer um, já que podemos deixá-la mais aguçada com diferentes tipos de estudos e muitas horas de dedicação. Entretanto, para alguns afortunados, ela simplesmente está na genética. Alguns têm maior facilidade para aprender do que outros, ao passo que terceiros possuem uma aptidão excepcional para assimilar qualquer tipo de conteúdo. O site Top Ten Famous elaborou uma lista com algumas dessas raras pessoas (não estão necessariamente na ordem dos mais inteligentes). Confira:



7 – Fabiano Luigi Caruana



 Fonte da imagem: Reprodução/Top Ten Famous

Fabiano é um italiano que mora nos Estados Unidos há anos, desde que ficou famoso por obter o título de Grandmaster, um dos nomes mais cobiçados e disputados entre os jogadores de xadrez. Na época, Fabiano só tinha 15 anos.

6 – Judit Polgar

Fonte da imagem: Reprodução/Top Ten Famous

Judit é de origem húngara, outra que também conquistou o título de Grandmaster(também só com 15 anos de idade!). Ela foi a primeira mulher a obter tal reconhecimento nos campeonatos mundiais de xadrez, além de ser considerada uma das pessoas mais inteligentes da Hungria.

5 – Michael Kevin Kearney
 Fonte da imagem: Reprodução/Top Ten Famous

Esse americano é conhecido por ser um dos professores mais jovens do mundo. Com somente seis anos ele concluiu o ensino médio e, pasmem, se graduou no Tennessee com meros dez anos. Michael participou de inúmeros concursos de Lógica (e ganhou boa parte deles), e hoje é um excêntrico milionário.

4 – Moosa Firoz

Fonte da imagem: Reprodução/Top Ten Famous

Moosa Firoz é um paquistanês conhecido como “Embaixador da Matemática”. Com somente 13 anos, ele ganhou uma competição internacional de Matemática que possuía mais de 1,5 milhão de inscritos.


3 – Arfa Abdul Karim Randhawa

 Fonte da imagem: Reprodução/Top Ten Famous

Essa garota paquistanesa se tornou funcionária da Microsoft aos nove anos de idade, considerada uma das maiores prodígios da computação. Bill Gates se encontrou pessoalmente com ela; infelizmente, ela faleceu em 2012.


2 – Stephen Hawking

 Fonte da imagem: Reprodução/Top Ten Famous

Stephen Hawking é um dos físicos mais conhecidos e importantes do mundo. Ele é famoso pelas suas significativas contribuições nas categorias da Física Teórica. Seus estudos definiram grande parte dos conceitos da Física Moderna, rendendo-lhe inúmeros prêmios e medalhas. Ele é portador de esclerose lateral amiotrófica (uma doença rara de paralisia muscular), porém esse fato não o impediu de produzir e estudar cada vez mais. 

1 – Kim Ung Yong



Kim Ung Yong é considerado uma das pessoas mais inteligentes da atualidade. Ele foi admitido na faculdade com somente quatro anos (!) e obteve o doutorado com impressionantes 15 anos. É o homem com o maior QI da história do mundo moderno, com 210 pontos (o QI de alguém normal gira em torno dos 100 pontos).




Fonte da imagem: Reprodução/Top Ten Famous


A COPA DAS CONFEDERAÇÕES




Clique aqui para acessar o blog

E é o FIM

Depois da quinta rodada, chegamos ao fim da nossa copa das confederações do colégio. Como era de se esperar o Taiti foi campeão com facilidade, depois de uma vitória de 2 a 0 sobre o México. A classificação final foi a seguinte:


Os resultados foram estes:
México 0 X 2 Taiti
Brasil 1 X 0 Uruguai

Parabéns ao Taiti pelo campeonato. Fomos em busca de uma ultima entrevista  com técnico do México e ele nos disse isso:
"Primeiro quero dar os parabéns ao Taiti pela vitória, e segunda quero dizer que merecemos esta ultima colocação. Peguei o time na segunda rodada e quem o montou, fez um péssimo trabalho. A equipe era fraca e sem jogadores de qualidade. Caso acontecer um próximo campeonato, pegarei um time no início e montarei um time decente." 
Nós do blog queremos agradecer a todos os leitores pela atenção e anunciaremos caso criemos um outro blog para as disputas na escola!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Edutainment, a união entre educação e entretenimento


VAGNER DE ALENCAR - PORVIR - 26/04/2013 - SÃO PAULO, SP
 
Acredito que você já tenha ouvido falar em educomunicação, termo criado por meio da união entre educação e comunicação. Ou então em edtech, sigla, em inglês, que se refere à junção de educação e tecnologia. Conceitos como esses, que unem educação com alguma outra área, já vêm se tornando bastante populares, enquanto outros, ainda timidamente, tentam marcar presença. É o caso do edutainment, metodologia criada a partir da junção das palavras education (educação) + entertainment (entretenimento), que usa elementos divertidos, como games, filmes, seriados de TV, aparelhos móveis e até robôs inteligentes, desenhados para se tornarem educativos. “Muitas pessoas associam o edutainment a uma ferramenta tecnológica, quando na verdade o que deve estar por trás de qualquer robô ou jogo carismático é a metodologia que ele desenvolve, que precisa ajudar o professor a melhorar a curva de aprendizado de seus alunos”, afirma Antônio Valério Netto, cofundador e diretor de educação e tecnologia da XBot, uma das primeiras empresas brasileiras criadas para fabricação e comercialização de robôs móveis inteligentes para a área de edutainment.
Especialistas no tema afirmam que, além de atrair e prender a atenção dos estudantes, a ideia é também ajudar a reduzir a evasão escolar. Isso acontece porque a metodologia aumenta a motivação e engajamento dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem mais eficaz. Para Netto, a metodologia surgiu ao aproveitar as três principais ações que as pessoas desenvolvem quando se entretém (envolvimento, interação e imersão) a favor do aprendizado.
“O edutainment ajuda a converter as aulas chatas em algo agradável e divertido. Jogos, robôs e outros materiais mais lúdicos também podem contribuir para uma outra dinâmica de ensino, já que podem motivar mais os alunos e trazer uma nova mudança ao aprendizado, normalmente forçado, para algo espontâneo”, afirma ele que, nos últimos seis anos, tem se dedicado à produção de robôs inteligentes que são utilizados por estudantes do ensino fundamental e até por pesquisadores. Um deles é o RoboDeck, uma espécie de plataforma robótica que pode ser usada em sala de aula para ensinar, desde alunos de ensino técnico à pós-graduação, que estudam linguagem de programação, robótica, sistema digitais, software, entre outras, de modo experiencial.
Com robôs, games e softwares cada vez mais inovadores, se engana quem acredita que o conceito é novo. O primeiro uso do termo surgiu no fim da década de 40 quando a Walt Disney Productions passou a produzir documentários focados no entretenimento educativo. Na televisão, a série Sesame Street, criada nos anos 70 e conhecida no Brasil como Vila Sésamo, é outro exemplo do edutainment.
No programa, criado nos Estados Unidos e expandido para 120 países, fantoches à la personagens dos Muppets ensinam às crianças lições de matemática, leitura, cores, dias da semana e números. A partir dos anos 90, por conta da disseminação dos jogos e do computador, a metodologia passou a ser usada em maior escala (veja matéria sobre os games que ensinam sem querer). “No exterior, o termo já é algo ‘batido’. Aqui no Brasil muita gente sequer sabia do que se tratava. No passado, havia uma forte negação por partes do professores, que se sentiam coadjuvantes no processo educativo, já que principalmente os softwares educativos começaram a ser adotados em uma escala maior”, diz Netto, que espera que no futuro o conceito seja mais difundido e adotado pelas instituições. “Uma das principais vantagens do uso do edutainment é tornar o professor um designer de planos de aulas, não trabalhar de forma conteudista, mas utilizar a prática para melhorar competência, ou seja, mudar a forma como a informação é passada ao estudante.”
Mas se no passado, professores viam o edutainment como que algo que tirasse seu papel de protagonista no ensino, na visão de Netto, hoje, a aceitação é maior. Muitos deles, inclusive, estão adotando a metodologia baseada no conceito de blended learning ­ – ou ensino híbrido –, usando as atividades e materiais lúdicos, como games, simuladores e outros recursos, para planejar suas aulas tanto de modo presencial quanto on-line. “É uma nova forma de passar conteúdo, que pode contribuir para melhorar a curva de aprendizado dos alunos”, pontua Netto.

Muito além dos tablets: digitalização da educação implica mudança de cultura




RAIANA RIBEIRO - PORTAL APRENDIZ - 29/04/2013 - SÃO PAULO, SP
Introduzir a tecnologia em sala de aula já não é tarefa fácil. Além do investimento financeiro que a medida impõe, as instituições de ensino acabam tendo que destinar tempo e recursos na formação de educadores e adaptação de conteúdos. E como se não bastasse, em pouco tempo de implementação, especialistas na área já chegaram a um consenso: não basta apenas ter um tablet à mão, é preciso que a escola absorva os princípios da cultura digital.
“Digitalização não tem a ver apenas com introdução de tablets e projetores em sala de aula. Tem a ver com uma mudança de cultura”, analisa Ana Barroso, especialista em comportamento digital, sócia da Sodet – empresa que desenvolve ferramentas de colaboração e compartilhamento de informações.
Segundo ela, os educadores precisam ter acesso à ferramentas que os possibilitem compartilhar e distribuir o conhecimento que já possuem. “É muito comum ver professores em pânico diante de tantos estímulos. Muitas vezes eles terminam isolados tentando lidar com redes sociais e outras plataformas.”
Para evitar esse tipo de situação, uma das saídas propostas por Ana é a formação de redes. Ela acredita que essa pode ser uma forma de romper com o medo da tecnologia e permitir a troca de experiências exitosas entre docentes. Como resultado imediato, eles teriam disponível um grande leque de vivências em sala de aula.
Educação do Futuro
Alguns países, como Estados Unidos e Finlândia, vêm testando formatos educacionais nos quais a incorporação da cultura digital – com ênfase para os aspectos de co-criação, colaboração e compartilhamento – acabaram forjando novos paradigmas de aprendizagem.
Durante o “Congresso Visão XXUNO: O desafio de construir a escola”, que o Portal Aprendiz acompanha em Orlando, Estados Unidos, o diretor geral da Santillana Digital, Miguel Barrero, apresentou os alicerces da educação do futuro.
Flip Education
Baseada em pesquisa e investigação, a chamada Educação Invertida pressupõe que a escola é um lugar de interação e, sobretudo, um espaço para sanar dúvidas. Por meio de videoaulas, os alunos recebem os conteúdos a serem estudados em casa e vão às aulas para construir significados sobre o que aprenderam. Nesse modelo, o estudante é protagonista do processo educativo e cabe ao professor estabelecer dinâmicas e caminhos, a fim de orientá-lo. O mobiliário tradicional de uma sala de aula não dá conta dessa proposta, por isso, a tendência é que os espaços educativos sejam todos circulares. Na Finlândia, esse cenário já é uma realidade.
Anytime Anywhere Education
Educação Expandida é aquela que ocorre a qualquer tempo, em qualquer lugar. Na prática, isso implica numa aprendizagem para alem do horário escolar e dos muros da escola.
Open Education
Nos próximos anos, a demanda por uma educação gratuita e de acesso a todos será cada vez maior. Com o aparecimento de plataformas que podem ser utilizadas no processo pedagógico, como Instagram e Pinterest, somadas àquelas desenvolvidas por empresas e universidades com essa finalidade, o mundo está prestes a ser um grande território educativo.
Adaptive Education
Implementada em Nova York em larga escala, por meio do programa iZone, a denominada educação personalizada tem no aluno a chave para o aprendizado. Em vez de convencê-lo de que determinado assunto deve ser estudado, a personalização do ensino parte dos seus interesses e de suas potencialidades para estabelecer o processo educativo.
P2P Education
Estudos indicam que a confiabilidade entre iguais é muito maior do que quando há uma hierarquia estabelecida. A educação entre iguais eleva o protagonismo do aluno ao regime de colaboração e compartilhamento. Ou seja, esse modelo propõe que alunos compartilhem entre si a produção de conhecimento.
BYOD Education
Bring Your Own Device (Traga seu próprio dispositivo) é o mote de uma educação plenamente digitalizada. Não importa se tablet ou smart phone, o fato é que esses gadgets serão cada vez mais falados quando o assunto for educação.
Será o fim da escola?
Diante dessa nova realidade, é impossível não se perguntar se veremos o fechamento massivo de escolas pelo mundo. Axel Rivas, docente argentino especializado em política educacional, acredita que as escolas não desaparecerão porque serão capazes de se repensar.
Rivas falou durante o congresso sobre a necessidade da escola se reinventar, desconstruir alguns dogmas que acompanharam sua trajetória como instituição e ser capaz de desempenhar um papel relevante no contexto das novas tecnologias.
“A ameaça do fim das escolas existe e nunca antes foi tão difícil ser docente. Ao mesmo tempo, pela primeira vez, temos muito mais liberdade para ensinar e aprender”, reflete o professor.


  Ouça aqui "Jingle bell rock" -   Joseph Beal e James Booth  (versão em português: Fred Jorge)   Jingle bell, jingle bell, j...